quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A sociedade de Consumo: O vilão McDonalds

De acordo com o site bancodealimentos.org.br, a fome mata uma criança a cada 5 segundos no mundo. A FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) estima que o mundo tem mais de 1 bilhão de pessoas que sofrem com desnutrição.



Diante desse quadro caótico, ainda temos as caras de desperdiçar comida, seja no almoço, seja no café, ou ainda naquele lanche exagerado. Sim, quando não comemos tudo aquilo que compramos (e já começamos a errar por aqui), desperdiçamos o resto por causa do nosso olho gordo.. Não pensamos duas vezes em largar comida no prato, e pensamos menos ainda em ir no McDonald's gastar em média 14 reais por um lanche comum, mas cheio de fama.



Mas sabe o que é pior disso tudo? McDonald's joga fora a comida, quando esta fica ali 10 minutos sem ninguém comprá-la. A maior cadeia de fast-food do mundo, que procura atender os seus clientes com a marca da agilidade, desperdiça boa parte de s seus famigerados hambúrguers que são feitos antes que o cliente chegue.

Seria tão dificil estabelecer uma responsabilidade social, uma parceria da lanchonete com os moradores de rua locais? Levar esse alimento a eles? Um hamburguer não estraga tão rapidamente, e poderia tirar da miséria a barriga de alguém.

Porém, isso não é por falta de aviso. Os donos e franqueados da cadeia McDonald's sabem dessa situação da fome, mas não fazem nada, pois vivemos num mundo onde a máxima se chama LUCRO.

Fica aí uma mensagem de reflexão para quem diz que "adora" McDonalds. Eu não sei sobre as outras cadeiras de lanchonete, mas essa informação do McDonalds me veio sem que eu estivesse a procurando, de alguém que trabalhou lá por 4 anos e me disse isso.

De qualquer forma, ainda que fosse mentira, voce tem bons motivos para procurar alternativas mais saudáveis, como o Subway, por exemplo, que tem opções mais baratas e é muito mais sadio (sem perder em nada no sabor).

Um comentário:

FelipeDrummer disse...

Poxa eu gosto do McDonalds, mas e o dia de ajudar as criancinhas com cancer? Não serve denada? Eu só vou la pra isso ,ajudar as criancinhas com cancer, mas ñ sei se meu dinheiro esta sendo usado para esse fim.