quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vazio e só. Será este o fim ?



O universo é grande e complexo demais para uma vida tão breve.

Você é apenas mais um, entre bilhões e bilhões de pessoas, entre trilhões de seres, cada qual ocupando seu lugar, tendo seu significado.

Mesmo assim, você é um ser único. O universo representa para você algo exclusivo, com tudo que ele tem. De tudo que existe, a música, o cinema, a literatura, você escolheu conforme seu gosto. Os pensamentos e ideias que voce tem são baseados nessa percepção sua do universo, e quanto mais você absorve as coisas que lhe rodeiam, mais você tem um pensamento sobre tais coisas.



Falando de outro jeito, você faz parte de um todo, de algo muito maior do que você, mas ainda assim você tem o privilégio de ver tudo isso como seu. Tudo que é externo a você, do seu ponto de vista naturalmente gira em torno de você. Até mesmo seus filhos, sua esposa, tudo isso completa a sua própria existência, dão sentido a ela. Mas, no fim das contas, você é nada mais do que cada uma das outras coisas que existem.


Quando você está só, então se dá conta de quem você é. Todo ser vivo sabe que existe e sabe seu papel. Mas a realidade inquestionável é que na solidão você descobre que também tem um lado vazio, limitado pela brevidade da sua vida. Quando chegar a hora do fim vai vir a pergunta: então tudo foi para nada ?

Mesmo que você tenha sido um herói, alguém que fez a diferença na vida de outras pessoas, de um contexto social, de uma cidade. Mas quando estiver só, você vai querer saber se tudo que vai encontrar quando fechar os olhos pela última vez vai ser o vazio.

Isso porque se sua vida acabar no vazio, a das pessoas que você ajudou também vai acabar assim, daí nada fez sentido. Se a vida é um sopro de vento que vai da mesma forma que veio, então nada faz diferença. A vida seria tão banal quanto todo o resto.

Mas a vida parece um pouco mais que isso, embora tal desconfiança não retire o vazio que todos sentem quando estão sós. Afinal, quando refletimos sobre aquilo que somos e para quê nascemos, tudo isso só faz sentido se a vida tiver um significado maior do que nada.

Nenhum comentário: