quinta-feira, 7 de maio de 2009

DEUS: uma explicação além das barreiras humanas

Pense num lugar onde não há nada, apenas escuridão. E então percebe-se a existência de um universo se expandindo nesse vazio escuro, trazendo matéria aonde não havia nenhuma. Este universo é o nosso.

Quando se fala em universo, pensamos logo em tudo que existe. Mas para muitos cientistas, o universo está em expansão, ou seja, algo que se expande, se expande sobre algo maior ainda, que é a escuridão da qual falei. Caso não fosse assim, como o univserso de expandiria? como encher um balão de ar dentro duma caixa de fósforo?

O universo se expande na escuridão. E essa escuridão, ela teria limites ? vai haver um momento que chegaremos nas "paredes" ao fim de tudo ? creio que não, pois haveria um depois dessas paredes.

Ou seja, sem muito trabalho, concluímos algo que vai além da nossa lógica. Logicamente não podemos conceber a idéia de uma "sala" cujas paredes jamais podem ser encontradas, por estarem no infinito. Assim é a escuridão espacial em que o universo de expande. Todavia, se pensarmos ainda logicamente, as coisas não vem do nada, mas ainda que viessem, da onde me diriam então que vem o próprio nada ? me refiro ao escuro total. Este escuro, apesar de consistir no "nada", é alguma coisa. O espaço infinito também precisa ter uma "origem". Ora, quem pensou nesse espaço ? como pode ele existir e sempre ter existido?

Nesse ponto, muitos preferem crer que o espaço vazio é que sempre existiu, e a partir daí, do nada surgiram as estrelas, galáxias, planetas, cometas, e inclusive nós, que criamos a internet, que me permite escreve-los agora. Em outras palavras, o vazio escuro nos criou, e este por sua vez, pela lógica não pode ter sido criado, pois é infinito.

Porém, há uma explicação um tanto mais racional. Um ser pensante e igualmente infinito seria a origem tanto do espaço vazio quanto das galáxias, planetas, e de nós mesmos.

Mas ainda sim, Um Deus precisaria existir em algum lugar, se pensarmos logicamente. Todavia, esse Deus não pode ter sido criado em momento algum, pois senão haveria outro Deus, e mais outro, e isso é desnecessário. A única conclusão é que Deus é eterno. Se Ele é eterno, o lugar o qual ele depositou sua existencia também o é. Nesse ponto, permanecemos sem poder compreender isso totalmente. Algo que sempre existiu acaba sendo uma conclusão lógica e ao mesmo tempo ilógica. Não podemos negá-la, porém não a compreendemos.

Todavia, ao pensarmos que desse nada foi gerado um universo e a raça humana, começa a ser ilógico pensar que tudo isso foi gerado espontâneamente desse vazio. Ante as duas explicações, que do nada absoluto veio você e eu e tudo que há, e que de algo "parecido" com esse nada absoluto, porém inteligente e poderoso veio tudo, no que você prefere acreditar ?

3 comentários:

Teoh Edux disse...

muito interessante, visite meu blog Enigma Critico

Teoh Edux disse...

Ola, gostei muito do seu post, quando puder visite o meu blog http://enigmacritico.blogspot.com/.

Blog Dri Viaro disse...

oi, passei pra conhecer o blog e desejar bom dia
bjss

aguardo sua visita :)